Participação na SET EXPO 2024 em São Paulo, Brasil

 A SET EXPO, uma das maiores exposições de equipamentos de transmissão da América Latina, a edição 2024 foi realizada em São Paulo, Brasil, de 19 a 22 de agosto, organizada pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). O evento atraiu mais de 21.000 visitantes, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado, e havia mais de 122 empresas expositoras, juntamente com as últimas tendências tecnológicas para a tecnologia de TV digital terrestre de próxima geração do Brasil (TV 3.0), contribuindo para um grande sucesso.

1.Período da SET EXPO 2024
 Conferência: Segunda-feira, 19 de agosto à Quinta-feira, 22 de agosto de 2024 (4 dias)
 Exposição: Terça-feira, 20 de agosto à Quinta-feira, 22 de agosto de 2024 (3 dias)

2.Localização
 Distrito Anhembi, São Paulo, Brasil

3.Cerimônia de abertura
 A cerimônia de abertura foi iniciada às 9h00 da manhã de terça-feira, 20 de agosto. O Hino Nacional Brasileiro foi cantado, a abertura do evento foram feitas pelo Sr. Carlos Fini, Presidente da SET, e pelo Sr. Juscelino Filho, Ministro das Comunicações do Brasil, seguido por um discurso do Sr. Takuo Imagawa, Vice-Ministro para Coordenação de Política de Assuntos Internos e Comunicações do Japão (MIC), que deu uma palestra sobre as relações amistosas com o Brasil. O Sr. Leonard Jenkins, Presidente da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão (SMPTE), fez um discurso de abertura dizendo que “A indústria de radiodifusão está em uma situação muito difícil, mas a inovação abrangente e a transformação com propósito são importantes”.


Sr. Carlos Fini, Presidente da SET


Sr. Juscelino Filho, Ministro das Comunicações


Sr. Takuo Imagawa,  Vice-Ministro para Coordenação de Política


Sr. Leonard Jenkins, Presidente da SMPTE

 

4.Conferência
 A próxima geração de transmissão de televisão digital terrestre do Brasil TV 3.0, tecnologias inovadoras, negócios e outros tópicos foram apresentados e discutidos, com interpretação simultânea em português e inglês em todas as sessões.
 A sessão do primeiro dia contou com apresentações de quatro especialistas de vários setores sobre suas perspectivas como jornalistas e produtores de programas em um mundo onde a IA está se tornando mais prevalente. Do Japão, o Sr. Kohei Kambara, Líder Chefe do Laboratório de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (STRL) da NHK, fez uma apresentação intitulada “Estudos de IA e sua aplicação da NHK STRL”, na qual ele discutiu Esforços de pesquisa e produção de programas da NHK usando IA. Ele foi seguido por uma sessão de perguntas e respostas sobre contramedidas contra “Fake News” na esteira da disseminação da IA.
 Na sessão “SET International Journal of Broadcasting Technology” no último dia da conferência, o Sr. Kohei Kambara (NHK), Chefe da Força-Tarefa na DiBEG sobre Transmissão de Próxima Geração, apresentou os aprimoramentos do ISDB-T Avançado (Advanced ISDB-T) (codificação multicamadas e recepção móvel robusta utilizando subcamadas) que foram exibidos durante o STRL Open House 2024.

Palestra da NHK pelo Sr. Kohei Kambara

5.Pavilhão do Japão, estande ARIB/DiBEG
 ARIB/DiBEG e quatro outras empresas (NHK, NEC, JTEC, Hitachi Kokusai Electric) expuseram no Pavilhão do Japão com o apoio do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC).
 ARIB/DiBEG em colaboração com a Universidade Mackenzie, exibiu um modelo funcional do sistema de transmissão e recepção de transmissão digital terrestre de última geração do ISDB-T Avançado para a camada física e Route/Dash para a camada de transporte. Especialistas da NHK nas camadas física e multiplex também participaram do evento e deram explicações sobre a tecnologia durante o evento.
 Quanto às exibições das quatro empresas, a NHK apresentou as últimas pesquisas e desenvolvimentos relacionados à tecnologia avançada de transmissão de televisão digital terrestre no Japão e a futura tecnologia de transmissão exibida no STRL Open House usando painéis e vídeos. A NEC fez uma exposição técnica de codificadores/decodificadores VVC em tempo real e uma explicação do painel sobre a situação do experimento interno para TV3.0. A JTEC exibiu painéis, demonstrações e vídeos de um sistema abrangente da Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) de prevenção de desastres que vincula o Sistema de Alerta de Emergência da sigla em inglês (EWBS) e o Protocolo de Alerta Comum (CAP). A Hitachi Kokusai Electric exibiu um painel estático de um transmissor/receptor de micro-ondas para TV digital terrestre e um transmissor ISDB-T.


Pavilhão do Japão


Estande da DiBEG/ARIB

Copied title and URL